Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de abril de 2013

Eixo de Literatura Infantil e Formação de Leitores



APRESENTAÇÃO
Parafraseando o escritor cearense Fabiano dos Santos, o pensamento que inspira o Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor do PAIC é a crença de que “toda criança tem o direito de aprender a ler e a viajar no universo das palavras que moram nos livros. Toda criança tem o direito de gastar os livros com suas impressões digitais e com as asas da imaginação. Toda criança tem o direito de brincar com as palavras, as histórias, as poesias, as fábulas, os contos. Toda criança tem o direito de crescer com os livros fazendo parte de sua vida e de sua história”.
Isso porque o livro é um instrumento de cidadania e de formação. Através deles podemos compor leituras do mundo e ampliar nossos horizontes, conhecimentos e a nossa capacidade crítica e inventiva. Daí a importância da democratização do acesso ao livro e à leitura como uma ação educativa fundamental, na formação e no desenvolvimento das crianças. Quanto mais cedo o livro entrar na casa, no coração, na cabeça e na educação da criança, mais fácil será para ela desenvolver as habilidades e as competências da leitura e da escrita.
Partindo dessa premissa, o Eixo Literatura Infantil e Formação do Leitor, desenvolve o seu trabalho, objetivando implantar uma política de formação de leitores e democratizar o acesso ao livro e à leitura, por meio de aquisição e dinamização de acervos literários nas salas de aula, no sentido de despertar o interesse e o gosto pela leitura e pela escrita entre nossas crianças, como um prazer infinito, um instrumento de aprendizagem e como um alimento para o crescimento humano.
OBJETIVO GERAL DO EIXO
  • Assegurar o direito da criança e do professor ao desenvolvimento humano, à formação cultural e à inclusão social, com o acesso à Literatura, promovendo a aquisição, a distribuição, a dinamização do uso de acervos e a formação contínua e permanente do educador, com foco na importância da Literatura Infantil no processo de letramento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Crianças
• Socializar acervos literários com a finalidade de despertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita;
• Estimular a criação de ambientes favoráveis de leituras compartilhadas entre professores e alunos no ambiente escolar e entre pais e filhos no seio da família e da comunidade.
b) Educadores (Professores, Diretores, Coordenadores 77 e Técnicos)

• Acompanhar os Clubes de Leitura dos professores e membros da comunidade escolar, criados nos municípios, visando oportunizar o compartilhamento de experiências, a fruição literária, os diálogos e as leituras de mundo, para a ampliação da competência leitora;
• Editar a Revista “PENSE!” contendo resenhas literárias, relatos de experiências, artigos, ensaios, com foco na importância da leitura, para o incentivo ao professor leitor;
• Realizar Formação Contínua e Permanente de educadores, com foco na importância da Literatura Infantil no processo de letramento;
• Realizar as oficinas de dinamização do acervo de Literatura Infantil, com distribuição de vídeos e impresso, contendo sugestões de atividades práticas, para subsidiar o trabalho de incentivo à leitura nas salas de aula;
• Elaborar e distribuir a Agenda do PAIC, com foco na biografia de um escritor da Literatura Brasileira, para o incentivo ao professor leitor.
c) Acervo
• Adquirir e incentivar a criação de acervos de Literatura Infantil nas escolas e nas salas de aula, observando a diversidade de gêneros, a produção de autores cearenses e a qualidade literária e gráfica, para o desenvolvimento do prazer de ler.
METAS
• 100% das crianças dos municípios cearenses com acesso a acervos literários de qualidade e lido um mínimo de 5 (cinco) títulos de Literatura Infantil, por ano, a partir do ano letivo de 2008.
• Todos os educadores atuando na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, tenham sido beneficiados com Programa de Formação Contínua e Permanente, de pelo menos 120 h/a por ano, a partir do ano letivo de 2008.
• Todos os professores tenham participado das Oficinas de Dinamização da Literatura Infantil e tenham adquirido o Kit de Dinamização da Literatura Infantil.
• Formação de acervo literário nas salas de aula, com no mínimo 02 livros por aluno, a partir do ano letivo de 2008.
• Todos os alunos lendo com fluência e compreensão, verificado por meios de avaliações periódicas.

AÇÕES EIXO EM 2012
  • Implantação e implementação de acervo de Literatura Infantil – PAIC,PROSA e POESIA da Educação Infantil ao 5º ano.
  • Pesquisa Avaliativa da Coleção PAIC, PROSA e POESIA pelos alunos.
  • Fortalecimento do processo de dinamização do acervo de literatura infantil.
  • Elaboração, impressão e distribuição da agenda PAIC/2013.
  • Elaboração, impressão e distribuição da Revista PENSE! Do Programa Alfabetização na Idade Certa.
  • Organização do espaço infantil na Bienal 2012.
  • Enquete para levantamento de opinião dos leitores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário